” A minha língua falará da tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justiça”
Sl 119:172
A professora era muito estimada por seus alunos, coisa rara nos tempos modernos. Essa estima era devida à consideração que ela dispensava à classe e a cada aluno em particular. Todos os anos, na época do encerramento das aulas, a professora apresentava aos seus alunos um plano original para ser executado no dia festivo do encerramento.
Naquele ano a professora propôs aos alunos que se realizasse uma exposição de coleções de “manias”, isto é, uma exposição de excentricidades. Esse fato, pensou a professora, serviria para despertar o interesse dos alunos pela escola , pelo estudo e serviria para mantê-los unidos.
No dia determinado, o salão da escola parecia uma colmeia, num vai e vem ininterrupto de interessados. Um aluno expunha sua coleção de selos; a sua mania era colecionar selos. Outro apresentava variada coleção de moedas de vários países. Outro ainda mostrava a sua coleção de figuras de animais raros. Eram coleções de fotografias de máquinas e de aviões de todos os tipos, enfim, tudo era entusiasmo e alegria.
A professora a todos atendia e encorajava em suas atividades ; ajudava aqui e ali a colocar os objetos nos lugares próprios elogiava o cuidado de um, a originalidade de outro e a utilidade ainda de outros. Todos mereciam a atenção da mestra.
Em dado momento a professora notou que um dos meninos um dos mais estudiosos não apresentava sua coleção, isto é, nada tinha para mostrar. A professora, querendo ajudá-lo, aproximou-se dele e perguntou:
_ Onde está a tua coleção de “manias” , Jorge?
Ah professora, a minha mania é colecionar amigos, e o melhor amigo é Jesus. Foi isso que meu pai me ensinou. A professora ficou atônita com a resposta. Mas logo compreendeu o valor daquela declaração e fez questão de que todos a conhecessem .
Foi essa a nota festiva da exposição de “manias” daquele ano e a professora fez questão que todos os alunos e visitantes conhecessem a melhor coleção invisível de manias, a mania de colecionar amigos.
a) vamos conversar sobre isto?
b) vamos orar?


